quarta-feira, outubro 01, 2008

PROJECTO 1998

1-1- 1631 caracteres - ecoprat> ecoprat> «ideias para o terceiro milénio»
+
ecoprat>ta's-I>1492 caracteres projects>


IDEIAS ECOLÓGICAS PARA UM ECODESENVOLVIMENTO AUTOSUSTENTADO E DEMOCRÁTICO DE CABO VERDE (ESBOÇO)

20.04.1998

Aprender a ser autosuficiente
Curso-piloto de ecologia prática
1 - Para pôr em prática um curso-piloto de ecologia prática e alternativas de autosuficiência, podem indicar-se duas grandes directrizes:
-de um lado, estão os próprios «educandos» que intercambiarão entre si as experiências profissionais e que vão, portanto, ensinar-se uns aos outros: ferreiro, canalisador, serralheiro, cozinheiro, electricista, enfermeiro, etc. cada um procurará transmitir aos outros os fundamentos práticos do seu ofício e actividade:
-por outro lado, o curso contará com o apoio de monitores especializados em assuntos teóricos nos temas de agricultura, medicina, consumos, energia, sociologia, economia, etc.
2 - Um curso-piloto de ecologia prática visaria popularizar esta ideia-chave: a ecologia não é matéria teórica mas principalmente uma arte prática de enfrentar os problemas quotidianos, dizendo, com espírito crítico, um «não» decidido à sociedade de consumo e desperdício, de luxo e de lixo.
Nesta acepção prática, ecologia engloba todas as técnicas de autosuficiência em todos os campos da vida quotidiana que permitam uma independência cada vez maior do cidadão em relação aos mecanismos e às instituições que tendem a tornar-se insubstituíveis e a adquirir o carácter de monopólio.
3 - Não sendo possível, num único curso, esgotar todos os temas da autosuficiência prática, enunciam-se alguns dos que podem ser considerados prioritário: [ ]

Etiquetas: