sábado, agosto 24, 2013

EM LOUVOR DE S.FRANCISCO: ANIMAIS NOSSOS AMIGOS

 



  12-4-1998

«Fazendo contra-vapor a todas as boas intenções e boas vontades em favor dos animais nossos irmãos - como S. Francisco de Assis cantou - há os poderosos interesses corporativos, as poderosas classes daqueles que, na caça e na pesca, encontram o seu desporto favorito. Mas não é a pena de morte para humanos moeda corrente ainda hoje em muitos países que se dizem civilizados?
 *

«Os direitos do animal só serão total e absolutamente respeitados quando os seres humanos tiverem uma concepção ética , quer dizer religiosa e espiritual, da vida e decidirem ser humanos começando por se respeitar a si próprios. A evolução que se exige e espera, portanto, é espiritual. Obviamente. E só com os animais, com a sua presença, ajuda e cooperação, o ser humano conseguirá dar o salto para a tão cantada Era do Aquário, tão inevitável a nível cósmico como a lei da gravidade a nível do sistema solar.»

MILITANTE, ELE?




 3/Abril/1981
 
«A pergunta que faço, enquanto ecologista, é esta: até que ponto sou e posso ser radical na crítica, na análise crítica que faço do Sistema Industrial (imperialista e totalitário ), até que ponto não estou ainda a ser manipulado pelo Sistema mesmo quando faço críticas ao carácter monopolista desse Sistema.»