terça-feira, julho 30, 2013

IRENE LISBOA SEMPRE

IRENE LISBOA: LUGAR AOS AMIGOS

Nunca está esquecida mas tem que ser lembrada, no Lugar aos Amigos que neste blog é o lugar do coração.
A minha querida amiga Irene Lisboa, sobre a qual escrevi alguns textos que vou arquivar no porta arquivos do Yahoo, esperando sempre que ele não me defraude.
Apesar de tudo, está bem representada na Net , só o site do Instituto Camões põe limites restritivos ao acesso... Isto de institutos é assim.
Mas vá lá, não se esqueceram da Irene Lisboa que, para mim, se encontra ligada aos tempos d’«A Planície», anos 75 e seguintes.
E essa é a minha mágoa: apenas guardo 6 títulos dela na «Biblioteca do Gato», quando tinha praticamente todas as primeiras edições. Não sei se ficaram com o Miguel Serrano, que também adorava Irene. Além de ter escrito contarelos tão lindos como os dela: meus dois irmãos queridos!
Eis os títulos que ficam guardados no meu espólio para quem vier depois:
1. Paula Morão – O essencial sobre Irene Lisboa
2. Irene Lisboa – Modernas Tendências da Educação – Biblioteca Cosmos, nº21 – Ed. Cosmos, Lisboa, 1942
3. Irene Lisboa (João Falco) – Esta Cidade – Edição da autora? - Lisboa, 1942
4. Irene Lisboa – Voltar Atrás para quê? – Col. Unibolso, nº 37 – Editores Associados, Lisboa, 1975 (?)
5. Irene Lisboa – Queres Ouvir? Eu Conto – Ed. Figueirinhas, Porto, s/d
6. Irene Lisboa – Uma Mão Cheia de Nada e Outra de Coisa Nenhuma – Ed. Figueirinhas, Porto, Dezembro de 1978

Eis três sites escolhidos entre os melhores dedicados a Irene Lisboa:

http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/Irene-Lisboa.htm
http://www.iil.pt/artigo.asp?id=3
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/literatura/irene.htm