terça-feira, julho 30, 2013

ROMEU MELO: UM AMIGO A RECORDAR

domingo, 24 de Julho de 2005

ROMEU DE MELO, FICCIONISTA E FILÓSOFO:

A VIDA É A OBRA

Por estranho que pareça (ou talvez não) mas se quiser encontrar na Net o nome do filósofo e meu amigo Romeu de Melo, devo ir aos sites de ficção científica que o Yahoo search me propõe.
Não é tão estranho assim, porque ele escreveu e publicou, além de ensaios filosóficos, magníficas narrativas de ficção científica, de que se destaca «A Buzina» e «AK».
Guardo 9 títulos na Biblioteca do Gato, secção Lugar aos Amigos, que é o lugar do coração:
1. Romeu de Melo – Ensaio sobre a Cultura – Ed. Presença, Lisboa, 1963
2. Romeu de Melo – Considerações sobre Frederico Nietzsche – Ed. Coimbra, Coimbra, 1961 – 2ª edição, 1961
3. Romeu de Melo – O Reino Original – Ed. Arcádia, Lisboa, 1983
4. Romeu de Melo – O Homem Contemporâneo – Ed. Arcádia, Lisboa, 1983
5. Romeu de Melo – Reflexões – Ed. Arcádia, Lisboa, 1981
6. Romeu de Melo – Reflexões-2 – Ed. Dom Quixote, Lisboa, 1986
7. Romeu de Melo – Reflexões-3 – Ed. Notícias, Lisboa, 1990

Decepcionante mesmo, para mim, foi a busca de uma simples nota biográfica. Nem Yahoo, nem Google, nem Vercial - «a maior base de dados da literatura portuguesa» - conseguiram responder à minha pesquisa.
Retiro daqui uma lição, uma ilacção. Vou deixar o meu nome e biografia na Net, para algum observador marciano um dia encontrar vestígios meus da minha passagem pelo planeta terra, ao menos as duas datas: nascimento e óbito.
O que nem sequer encontro para o Romeu, que também não fez nada por isso, pois não há a mínima sinopse biográfica nos seus 7 livros que guardo.
Quando somos assim apagados da memória colectiva, não devemos queixar-nos de ninguém, nem sequer de nós próprios. Temos o anonimato que merecemos e possivelmente que queremos.
Talvez ele nos queira dizer que a sua vida é a sua obra e essa, sim, figura exaustivamente em todos os seus livros.
Recordo-me que o entrevistei para «O Século Ilustrado» - 15/Abril/1972 - e se conseguisse o texto talvez o digitalizasse.
Apesar de tudo, tenho alguns files no meu
porta-arquivos
onde cito o Romeu de Melo, meu amigo e guru de filosofia.
A homenagem possível ao meu amigo.
Vou arquivar no
porta-arquivos
do Yahoo um zip de 7 files, o dossiê hoje possível sobre o Romeu.

Sites na Net com referência a Romeu de Melo, coordenador de duas antologias de ficção científica:

http://www.scite.pro.br/tudo/fic.php?_algunsdosmelhorescontosdeficcaocientifica

http://www.scite.pro.br/tudo/fic.php?_algunsdosmelhorescontosdeficcaocientifica2

http://www.tecnofantasia.com/cgi-bin/tfmaint.cgi/03/00/T1116899737/3