FIALHO DE ALMEIDA NOS ARQUIVOS AC
Escrito por gatodasletras el 04/08/2005
GATOS E FIALHO: UM REENCONTRO DE SEMPRE
Nesta galeria de autores (e livros) que foram meus amigos e de quem fui amigo, deverá ter lugar mais do que especial o meu primo Fialho de Almeida, que li desde, pelo menos, os meus 10 ou 12 anos. O meu pai tinha todos os seus livros, na edição da Clássica e que ainda conservo.
Se não os li a todos, foram pelo menos alguns dos primeiros que preencheram as minhas leituras, até de madrugada, na nossa casa de Ferreira do Alentejo.
Não perdi muitos títulos desse tesouro, acrescentei algumas edições mais modernas e escrevi textos que não seriam todos os que, por gratidão e devoção, quereria ter escrito sobre o meu primo e amigo Fialho.
Não quero deixar de registar a mais recente alegria que me foi dada: o livro «O Essencial sobre Fialho de Almeida», do meu amigo António Cândido Franco, edição Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Trancrevo a dedicatória: «Ao Afonso Cautela, homenagem amiga do A. Cândido Franco.»
***
No meu espólio há uma pasta (preta vulgaris) nº54 (bola azul) com recortes alusivos a Fialho, assim como uma outra pasta não numerada com o título «Fialho Morto Querido», com documentos sobre Fialho.
Etiquetas: datas ac, ideias ac, leituras ac, testamento ac
<< Página inicial