domingo, março 17, 2013

TEIXEIRA DE PASCOAES NA BIBLIOTECA AC

Escrito por gatodasletras el 06/08/2005 




sábado, 6 de Agosto de 2005

A MINHA SAUDADE DE PASCOAES

O livro que o meu amigo A . Cândido Franco me ofereceu (*), em Outubro de 2003, torna inadiável neste blog a minha referência a Teixeira de Pascoaes e faz com que eu vença esta minha inércia para falar daqueles de quem mais gosto.
Sempre me é difícil falar daqueles que mais me disseram e ensinaram, como foi o caso de Pascoaes, tanto como Fernando Pessoa.
O pouco que inseri no meu site «Gato das Letras» foi o muito que consegui, com grande vergonha minha, escrever sobre Pascoaes.
Hoje é mesmo para quebrar esse silêncio e vos remeter para duas referências, qualquer delas de 5 estrelas:
1. O livro de A . Cândido Franco, «Teixeira de Pascoais – Espólio Manuscrito na Biblioteca Pública Municipal do Porto» (*)
2. O livro de Maria da Glória Teixeira de Vasconcelos, «Olhando Para Atrás Vejo Pascoaes», Ed. Livraria Portugal, Lisboa, 1971

(*) Em destaque e com muita honra, a dedicatória que Cândido Franco escreveu no seu precioso livro editado pela Câmara Municipal do Porto:« Ao Afonso Cautela, leitor antigo de Pascoaes, oferece com lembrança amiga o seu A . Cândido Franco, Lx., Outubro de 2003.»

O retrato de Columbano, que ilustra este dia do meu blog, foi digitalizado do livro de Maria da Glória Teixeira de Vasconcelos


Etiquetas: , ,