quinta-feira, janeiro 24, 2008

NIGREDOS AC 1994

1-11750 caracteres - karma-1- adn- manual

10-10-1994

HOJE ACORDEI MÍSTICO 
E COM AMOR A TUDO O QUE É HUMILDE

Místico assumido, recordo outras mutações da adversidade. Recentemente, quando a maior crise de intestinos me fez encontrar o Pêndulo e a obra de Guillé, quando outra crise idêntica me fez encontrar a Macrobiótica, foi sempre o amor das coisas pequenas e simples e (mas) poderosas que me atraiu.
O Arroz ontem, o Chá de Vegetais Doces agora. Mas também esta esferográfica que me permite escrever a minha gratidão para com eles, este clip que me segura os papéis, esta maravilhosa caixa de folha onde guardo o relógio quando estou na praia. Esta praia pequena e por ser pequena, bela, sossegada, magnífica, e não ser grande. Que gratidão por esta lagartixa que me visitou hoje o rectângulo mágico como que a inaugurá-lo, por esta mosca esvoaçante mas que eu tenho de expulsar ou matar, por esta aranhinha que teima em viver e tecer a sua teia.
Se estou místico, é porque estou reconciliado com tudo, mas principalmente com o que é humilde, anónimo, insignificante, facilmente espezinhával pela minha arrogância, pela cegueira da minha arrogância.
E por isso fiz as pazes com a cadela Tracy. Por isso o vento que sacode a rulote é um berço de embalar como quando a minha mãe me embalava (terei tido berço alguma vez?). Mesmo aquele pimentão tão vermelho e tão forte, que me fez reaparecer a dor no intestino, o abendiçoo. E a máscara africana de que se disse tão mal lá em casa, como eu a amo, como eu lhe estou grato e tanto mais a amo quanto mais ela me agravou a dor nos intestinos, que me levou - como que empurrado -- ao Manuel Fernandes e deste a Etienne Guillé, como se seguisse o Fio Dourado do Pêndulo. Abençoados todos, meu Deus!

Praia Grande/Praia Pequena, Abril(?)/1992

Etiquetas: