domingo, fevereiro 03, 2008

SOFÍSTICA 1974

06-03-24-ac-ac>

link para pasta [gripe] onde sublinho, além das teorias científicas, mais algumas técnicas de manipulação de massas, como (técnicas) projecções, modelos, sondagens, etc.

TRABALHOS FORÇADOS

C.F.M.L.: Este trabalho (forçado) de acompanhar, dia a dia, os files que fui coleccionando, coloca-me pequenas dificuldades.
Por exemplo: um texto de 1974 falava de «oportunismo político das teorias científicas».
Quando a moda, hoje (a que chamei de onda negra) é quase toda baseada em teorias científicas, surge-me uma óbvia constatação: o tremendismo do susto e do suspense sistemático que hoje se tornou alimento indispensável dos media, incluindo canais Cabo, baseia-se afinal em fantasmagorias «arquitectadas» pela sofística dita científica com um requinte de tortura chinesa.
Uma razão mais para eu alimentar a esperança que não se baseia em teorias científicas mas em dados ou factos ou intuições.
As teorias que tentam explicar os ovnis, por exemplo, têm a vantagem, mesmo sendo fantasmagóricas, de pelo menos serem mais interessantes do que a psicose histérica de pandemias víricas que raiam o tragicómico do ridículo, o ridículo do tragicómico.
Não sei se a prospectiva abrange o estudo crítico das teorias científicas. Lembro-me a propósito de um texto de 1977 que fui exarar no meu trabalho (forçado) de todos os dias, que é rever os files por data, com os quais alimento, como já se disse, os meus sete sites + sete blogs.

Etiquetas: